segunda-feira, 31 de março de 2014

Arte neon por Tracey Emin

Por Pahola Ribeiro 

Tracey Emin é uma artista contemporânea, membro do grupo Young British Artists (YBA), conhecida por suas instalações autobiográficas evocativas e, principalmente, pelas obras multimídia. Nascida em Londres, Emin estudou no Colégio Maidstone de Arte e no Royal College of Art, em sua cidade natal. 

Em parceria com a também artista Sarah Lucas, em 1993, Emin abriu a loja onde expõem e vendem suas obras. No ano seguinte, ela realizou sua primeira exposição individual, sob o título My Major Retrospective, Minha grande retrospectiva, em tradução livre. Em seguida, passou a expor o trabalho na The Tracey Emin Museum, sua própria galeria. 

A apresentação pública de sua obra é freqüentemente provocativa e auto-referencial, em peças que vão desde instalações de frases de neon à pintura, fotografia, performance e tapeçarias bordadas à mão, que retratam sua experiência de vida em emoções intensas. 

O trabalho de Tracey tem recebido bastante atenção da crítica especializada e do público em geral. Em 1999, ela foi nomeada para o Prêmio Turner, e representou a Grã-Bretanha, em 2004, na Bienal de Veneza. 





Imagens: reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário