Por: Victor Hugo Xavier
Um dos artistas mais criativos da Belle Époque, Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901) foi quem mais trouxe a linguagem avant-garde do final do século 19 a um público mais amplo com seus famosos cartazes, gravuras e ilustrações para jornais e revistas. Agitador cultural, conectou artistas, intérpretes, autores, intelectuais e figuras da sociedade de sua época, criando uma ponte entre bordéis e salões nobres, fazendo essa miscelânea de pessoas ganhar vida, tudo junto e misturado.
Seu trabalho permite a entrada em muitas facetas da vida em Paris, da política à cultura visual e da ascensão do entretenimento popular na forma de cabarés e cafés-concertos.
Tudo isso ganha os corredores do MoMa, em NY, com a exposição The Paris of Toulouse-Lautrec: Prints and Posters, com cartazes, litografias,ilustrações e efemeridades, na que pode ser considerada a primeira exposição dedicada exclusivamente ao artista nos últimos 30 anos.
A mostra exibe mais de 100 obras conhecidas do artista, é organizada de forma temática em cinco grupos, que juntos, criam um retrato do Lautrec em Paris. Imperdível.
The Paris of Toulouse-Lautrec: Prints and Posters @ MoMa
Nova York
Até 22 de março de 2015
Fotos: reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário