sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Escher by Art Unlimited de Karin Reiter: a coleção completa

Por: Victor Hugo Xavier

Amanhã, sábado, 4, a designer Karin Reiter lança a coleção Escher by Art Unlimited desenvolvida por ela, mas você vê a linha completa antes aqui no blog. Reiter é a única brasileira oficial autorizada a criar os acessórios inspirados em elementos do universo do artista holandês. A iniciativa acompanha a exposição Experiência Escher, que entra em cartaz no final de outubro, no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, que traz o melhor da exposição mais visitada do mundo no ano de 2011.

Ao todo são nove linhas que trazem motivos icônicos do trabalho de Escher em peças confeccionadas em prata e ouro. As metamorfoses e efeitos de ilusão de ótica aparecem em joias com planos bi ou tridimensionais, recriando figuras intrigantes com representações reais ou distorcidas feitas pelo mestre considerado matemático geométrico. 

Os anjos e demônios, principais figuras da obra Limite Circular IV, aparecem como detalhes em brincos, pingentes e abotoaduras. A tira da casca de laranja de Casca foi transformada em colares e braceletes de textura irregular e rústica, como se corroída pelo tempo. DeMetamorfose II (ou Metamorphosis II) as abelhas, peixes e pássaros povoam brincos e pingentes, enquanto braceletes com recortes reproduzem os ladrilhos presentes nessa sequência. O entrelaçamento infinito de Nós deu forma aos pingentes, colares, anéis e brincos, ora aberto, ora fechado, estilizado, e em diferentes tamanhos. As escadas com figuras masculinas que sobem e descem de Relatividade estão em diferentes versões de brincos e pingentes, com contorno cheio, com ou sem volume. De Fita de Moibius II, a designer utilizou a base da fita em diversas versões - lisa, quadriculada, aberta, larga ou fina - com ou sem as nove formigas da obra original. As fitas de Esfera Espiral, que ligam o Polo Norte ao Polo Sul, percorrendo um caminho infinito, deram forma aos brincos, colares e anéis. O ladrilhamento e as salamandras de Cada vez menor aparecem em anéis, brincos e pingentes. Contagiada pelo trabalho do artista, Karin fez um versão híbrida de Relatividade e Fita de Moebius II, criando uma pulseira quadrada, que representa os planos divisórios utilizados pelo artista, com uma quina em forma de escada e uma formiga gigante descansando no topo.

"Mergulhar no universo de Escher foi uma experiência fantástica, no sentido verdadeiro da palavra. Cheguei a sonhar que estava interagindo com as obras. Durante a sessão de fotos para a campanha, tive a mesma sensação de quando visitei a exposição dele pela primeira vez - a cada mudança de ângulo a peça se transformava, parecia ser outra joia. A ilusão de ótica presente em sua obra sempre me surpreende, mesmo depois destes meses todos olhando e analisando cada centímetro de seu trabalho", conta Karin Reiter. 

A coleção será lançada em evento neste sábado, 4, na loja conceito Choix, em São Paulo. 

Rua Professor Artur Ramos, 181 - Jardim Europa.
Das 17h às 22h


Anéis








Colares













Brincos








Abotoaduras





Pulseiras
















Obras que inspiram

Metamorphosis II - 1940

Limite Circular IV - 1960

Casca - 1955

Nós - 1965

Fita de Moibius I - 1961

Limite Circular IV - 1960

Esfera Espiral - 1935

Fita de Moibius II - 1963

Relatividade -  1953

Fotos: divulgação e reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário