terça-feira, 10 de junho de 2014

Moda surreal

Por: Victor Hugo Xavier

O Surrealismo foi um movimento artístico que surgiu em Paris, na década de 1920, reunindo artistas antes ligados ao Dadaísmo. Influenciados pelas teorias psicológicas de Sigmund Freud (1856-1939), o movimento enfatiza o papel do inconsciente na atividade artística, fato esse que juntou vários dos nomes que se destacaram nas épocas das grandes guerras mundiais e de quem flertava com o que parecia ser moderno e descolado à época. Entre eles, Alberto Giacometti, René Magritte, Pablo Picasso, Elsa Schiaparelli e o pai de todos os surrealistas, Salvador Dalí. 

Agora 150 obras de Dalí estão em exposição até agosto/14 no Centro Cultural Banco do Brasil -CCBB -, no Rio de Janeiro. Entre pinturas, esculturas, documentos, fotografias e ilustrações, a mostra é focada no período surrealista desse que é um dos maiores nomes do movimento artístico. 

Para entrar no clima, a coleção de brincos Boca by Karin Reiter remete imediatamente a essa fase da arte que sempre andou lado a lado com a moda. Acesse também a loja online da marca para conhecer a coleção completa: www.karinreiter.com.br . 

Salvador Dalí @ Centro Cultural Banco do Brasil 
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h

Salvador Dalí

Elsa Schiaparelli

René Magritte

Man Ray

Fotos: reprodução



Surrealismo na coleção de Karin Reiter

Foto: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário