quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Niki de Saint Phalle exposta em Paris

Por: Victor Hugo Xavier

Na próxima semana, mais exatamente no dia 17/09, Paris ganha uma das maiores retrospectivas da artista Niki de Saint Phalle. 

Cheia de racé, Catherine-Marie Fal de Saint Phalle movimentou a França e os Estados Unidos no século passado. Niki fez o papel da boa moça daquela época: casou-se, teve filhos e serviu a nobreza européia. Porém, nos anos 1960, decidiu partir para Paris e ser artista. 

Uma das únicas representantes do Novo Realismo, parente próximo da Pop Art, suas obras mais conhecidas, as Nanas, esculturas de garotas voluptuosas super coloridas, ganharam o mundo e figuram até hoje nos melhores museus do globo. 

Toda a vida de Saint Phalle vai poder ser vista este mês no Grand Palais. A aristocrata que foi para o mundo das artes alcançou o sucesso, foi depois deixada ao léu por movimentos contemporâneos, e morreu em 2002. A nada mole vida de Niki estará retratada na exposição que, além da guinada em Paris, apresenta os anos de abuso pelo pai, as surras da mãe - fatos que ajudaram na construção dessa magnífica artista. 


Niki de Saint Phalle @ Grand Palais 
De 17 de setembro de 2014 a 2 de fevereiro de 2015
Paris




Fotos: reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário