sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Karin Reiter na Serafina - Folha de São Paulo

Por: Victor Hugo Xavier

O bracelete em prata by Karin Reiter está na revista Serafina da Folha de São Paulo edição de novembro, que saiu no último domingo, 26/10. 

Com Bono Vox na capa, a peça saiu no editorial de moda da publicaçãos, que tem como inspiração os anos 1970, com fotos de Josefina Bietti e styling de Anderson Rodriguez.






Fotos: reprodução

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Os nós de Escher

Por: Victor Hugo Xavier

Outra obra de Escher que inspirou a criação de joias incríveis pelas mãos de Karin Reiter é Nós, de 1965.

Como a designer tem habilidade para trabalhar metais nobres, ela transformou os nós representados na xilogravura em anéis em ouro ou prata.  

A coleção Escher by Art Unlimited pode ser encontrada na loja Choix ou na Escher Shop, espaço anexo à exposição Experiência Escher, no shopping JK Iguatemi, ambos em São Paulo. 



Fotos: divulgação e reprodução

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Karin Reiter na Revista do Birô

Por: Victor Hugo Xavier

A designer Karin Reiter ganhou duas páginas na publicação digital Revista do Birô. Com o tema Artsy, a nova edição é inteira dedicada a falar de arte e sua relação com moda e comportamento. 

A revista decupa a coleção Escher by Art Unlimited desenvolvida por Reiter na matéria Joia Arsty. Confira a coleção completa aqui



Foto: reprodução

terça-feira, 28 de outubro de 2014

O infinito de Escher

Por: Victor Hugo Xavier

A obra Fita de Moebius II, de 1963, é uma das obras de Escher que mais inspiraram as criações da designer de joias Karin Reiter para a coleção Escher by Art Unlimited

A xilogravura inspirada na forma desenvolvida pelo matemático Augustus Möbius (1790-1868), que apresenta a fita de um lado só, resultou em duas obras. Na segunda, Escher introduz nove formigas vermelhas que aparentemente circulam por lados diferentes do laço, mas se você seguir com o dedo, descobre que estão caminhando o tempo todo do mesmo lado, mostrando o eterno objetivo do holandês. Esse fator se transforma em brincos, colares e pulseiras no atelier de Reiter. De longe, os mais expressivos da coleção.

A coleção Escher by Art Unlimited pode ser encontrada na loja Choix ou na Escher Shop, espaço anexo à exposição Experiência Escher, no shopping JK Iguatemi, ambos em São Paulo. 











Fotos: divulgação e reprodução

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Karin Reiter no Glamurama

Por: Victor Hugo Xavier

Na última quinta-feira, 23, aconteceu no shopping JK Iguatemi, em São Paulo, a abertura da esperada exposição Experiência Escher, com algumas das principais obras do artista holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972).

A inauguração da mostra contou com convidados de vários setores ligados à arte e à moda. A designer Karin Reiter foi capturada pelas lentes do fotógrafo Evandro Silva para o site Glamurama

A exposição segue até 23 de novembro/14. M ais informações aqui.


Foto: reprodução

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Experiência Escher: nada é o que parecer ser

Por: Victor Hugo Xavier

Na noite desta quinta-feira, 23, aconteceu a abertura de Experiência Escher, aguardada exposição que apresenta os trabalhos de maior destaque do holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972), no shopping JK Iguatemi, em São Paulo

Karin Reiter, única designer brasileira autorizada pela Art Unlimited a criar uma coleção tendo como inspiração o trabalho do artista, foi conferir a vernissagem, que traz as melhores atrações da famosa exposição O Mundo Mágico de Escher, mostra de um artista solo mais visto no mundo, em 2011. 

Experiência Escher, que tem curadoria de Pieter Tjabbes, apresenta o universo lúdico e matemático de Escher, que sempre flertou com esses dois aspectos para fazer litografias e xilogravuras, afinal, desenhos que iludem o olhar. "Não é mesmo um absurdo traçar algumas linhas e depois dizer que é uma casa?", disse certa vez o holandês. 

Para completar a experiência, anexa ao local onde estão as obras, a Escher Shop vende produtos de designers que se inspiraram no universo Escher. A linha de joias de Karin Reiter, Escher by Art Unlimited também pode ser encontrada por lá. 


Experiência Escher @ JK Iguatemi Avenida 
Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 - Vila Nova Conceição, SP. 
Até 23 de novembro de 2014 
De domingo à sexta, de 12h às 20h 
Aos sábados das 10h às 22h. 
Entrada gratuita


Karin Reiter e a obra Relatividade

Desenhos de Escher

Cleo Pires e Pieter Tjabbes

Matemático e lúdico: dois aspectos do trabalho do artista

Escher Shop

Camisetas com grafismos na Escher Shop

O curador da exposição, Pieter Tjabbes, com Karin Reiter

No universo de Escher nada é o que parece

A mostra fica em exposição até 24 de novembro

Fotos: Milton M. Filho

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

A relatividade de Escher

Por: Victor Hugo Xavier

Um dos trabalhos mais conhecidos do artista holandês Escher, Relatividade, de 1953, brinca com planos de gravitação, com escadas em direções contrárias que enganam o olhar do espectador. 

Dois habitantes de mundos diferentes não podem andar, sentar-se ou ficar em pé no mesmo solo, pois a concepção na horizontal não permite que habitem o mesmo espaço, mas podem usar a mesma escada, embora sejam de universos diferentes. 

As joias da coleção Escher by Art Unlimited desenvolvida por Karin Reiter se inspiram na obra, que ganham vida em brincos e pingentes, com contorno cheio ou sem volume. Pura arte para ser usada.

As peças da coleção podem ser encontradas na Choix, em São Paulo, e na Escher Shop a partir de amanhã, loja anexa à exposição Experiência Escher, no JK Iguatemi, também em São Paulo. 






Fotos: divulgação e reprodução

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Exposição Experiência Escher em São Paulo

Por: Victor Hugo Xavier

A partir desta sexta-feira, 24 de outubro, que as obras de Maurits Cornelis Escher (1898-1972), mais conhecido como Escher, estarão na exposição Experiência Escher, que fica em cartaz até 23 de novembro no shopping JK Iguatemi, em São Paulo. 

A cenografia permite que o espectador possa mergulhar, interagir e vivenciar o universo matemático e lúdico do artista por meio de instalações e 16 fac-símiles vindos da Escher Foundation, na Holanda. "Relatividade", "Céu e Água", "Cascata", "Autoretrato da esfera espelhada" e "Metamorfose" são alguns do destaques da mostra. 

Como você tem acompanhado aqui no blog, a obra do artista holandês serviu de inspiração para a designer Karin Reiter criar a coleção Escher by Art Unlimited, na qual as principais obras de Escher se tornaram incríveis joias confeccionadas em ouro e prata. Reiter é a única brasileira oficialmente autorizada a criar acessórios inspirados em elementos do universo do artista. 

A coleção de joias também estará à venda na mostra, na Escher Shop, loja anexa à exposição. 

Experiência Escher @ JK Iguatemi
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 - Vila Nova Conceição, SP.
De 24 de outubro a 23 de novembro de 2014
De domingo à sexta, de 12h às 20h
Aos sábados das 10h às 22h.
Entrada gratuita




Laço - 1966

Limite Cirular IV - 1960

Céu e Água - 1938

Outro Mundo - 1961

Cascata - 1966






Fotos: reprodução

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Casca by Escher

Por: Victor Hugo Xavier

A litografia Casca (Rind), de 1955, é uma das obras que serviram de inspiração para a coleção Escher by Art Unlimited desenvolvida pela designer Karin Reiter. Para construir a gravura, Escher se inspirou no romance de H.G. Wells, O Homem Invisível. 

Apresentando dois conceitos muito pesquisados e utilizados pelo artista holandês em seu trabalho - a eternidade e o infinito -, a obra se transforma em colares e braceletes em ouro e prata.

Casca (Rind) - 1955









Fotos: divulgação e reprodução

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Clipping: Karin Reiter na revista Estilo

Por: Victor Hugo Xavier

Os brincos Boca by Karin Reiter, com atmosfera surrealista e funny, é puro sucesso nas revistas de moda feminina nesta temporada. Dessa vez, ele aparece na página Pop Art da revista Estilo de outubro/14. 



Fotos: reprodução